Maconha

« Back to Glossary Index

Maconha é um termo usado para se referir à planta Cannabis sativa, bem como aos produtos derivados dela, especialmente das suas flores secas e folhas. A maconha contém compostos químicos chamados canabinoides, dos quais o mais conhecido é o THC (tetrahidrocanabinol), que é responsável pelos efeitos psicoativos característicos associados ao consumo da planta.

Historicamente, a maconha tem sido usada tanto para fins recreativos quanto medicinais. Seu uso recreativo pode resultar em efeitos como euforia, relaxamento, aumento da percepção sensorial e alterações na percepção do tempo. No entanto, o consumo excessivo pode causar efeitos adversos, como ansiedade, paranóia e comprometimento cognitivo.

Além do seu uso recreativo, a maconha também tem sido reconhecida por suas propriedades medicinais, com pesquisas sugerindo benefícios potenciais no tratamento de condições como dor crônica, náusea, espasmos musculares, entre outros. Devido à sua história de uso e às questões legais em torno dela, a maconha é frequentemente um tópico controverso e sujeito a regulamentações governamentais variadas em diferentes países e regiões.

« Voltar para o Glossário

Preencha os campos abaixo e se inscreva no Grupo de Trabalho de Direito Tributário

Preencha os campos abaixo e se inscreva no Grupo de Trabalho de Bioética