Medicinal

« Back to Glossary Index


O termo “medicinal” está relacionado a algo que tem propriedades ou usos relacionados à medicina, à cura ou ao tratamento de doenças, distúrbios ou condições de saúde. Quando aplicado a plantas, substâncias ou procedimentos, indica que eles são usados para tratamento ou alívio de sintomas de uma doença ou condição médica.

Por exemplo, “plantas medicinais” são aquelas que têm propriedades benéficas para a saúde humana e são usadas em diversas culturas como remédios naturais para tratar ou prevenir doenças. Da mesma forma, “uso medicinal da cannabis” refere-se ao uso de produtos derivados da planta Cannabis sativa para fins terapêuticos, como alívio da dor, controle de convulsões, tratamento de náuseas, entre outros.

O uso medicinal muitas vezes contrasta com o uso recreativo ou não medicinal de uma substância, indicando que está sendo usado com um propósito específico de saúde. No entanto, é importante ressaltar que o uso medicinal de substâncias pode variar de acordo com a legislação de cada país e que o uso de qualquer substância para fins medicinais deve ser supervisionado por profissionais de saúde qualificados.

« Voltar para o Glossário

Preencha os campos abaixo e se inscreva no Grupo de Trabalho de Direito Tributário

Preencha os campos abaixo e se inscreva no Grupo de Trabalho de Bioética